DELIBERAÇÃO No 123, Sobre as placas refletivas obrigatórias em 01/04
DELIBERAÇÃO Nº 123, DE 27 DE JANEIRO DE 2012
Autoriza a utilização imediata das placas e tarjetas confeccionadas com películas refletivas, conforme disposto no Anexo da Resolução CONTRAN nº 231, de 15 de março de 2007.
O Presidente do Conselho Nacional de Trânsito, ‘ad referendum’ do CONSELHO
NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso das atribuições legais que lhe confere o art.
12, inciso I, da lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o ...
Ordem de distribuição dos digitos
As placas de identificação de veículos no Brasil são emitidas pelos departamentos de trânsito (DETRAN) de cada Unidade unidade da federaçao , seguindo uma sequência única para todo o país.
Combinação alfanumérica - UF
AAA 0001 a BEZ 9999 - Paraná (PR)
BFA 0001 a GKI 9999 - São Paulo (SP)
GKJ 0001 a HOK 9999 - Minas Gerais (MG)
HOL 0001 a HQE 9999 - Maranhão (MA)
HQF 0001 a HTW 9999 - Mato Grosso do Sul (MS)
HTX 0001 a HZA 9999 - Ceará (CE)...
Sistemas anteriores - Primeiro sistema
Foi utilizado de 1901, quando os primeiros veículos a motor começaram a ser emplacados, até 1941. No início, o trânsito era assunto de competência municipal; portanto, cada município expedia as suas placas, que eram no entanto iguais em todo o território nacional. Eram pretas com letras brancas. Tinham uma letra (P = particular; A = aluguel) e uma quantidade de números que variava de 1 a 5 dígitos. Exemplos: P 6, A 25, A 587, P 1•349, P 12•879
Sistemas anteriores - Sistema numérico
Foi usado entre 1941 e 1969. Ele introduziu as cores utilizadas até hoje nos veículos de transporte pago (placas vermelhas com letras brancas), oficiais (placas brancas com letras pretas) e as particulares eram cor de laranja e caracteres pretos. Nesse sistema, o nome dos municípios vinha antes da sigla dos estados. As combinações eram numéricas, agrupadas duas a duas: a mais comum era do tipo 12•34•56; entretanto havia também em estados com menos automóveis (ou p...